Sábado, 26 de Dezembro de 2009

«Foi um final difícil para uma semana incrível. Depois de longas negociações, os chefes de estado chegaram a um acordo fraco em Copenhague que falhou em definir metas de emissão para evitar um aquecimento global catastrófico. O acordo foi mais forte no financiamento porém não é vinculante, e não estabeleceu um prazo para a elaboração do tratado final. Grandes poluidores como a China e os Estados Unidos queriam um acordo fraco, e heróis em potencial, a Europa, Brasil e África do Sul não se esforçaram o bastante para impedi-los.

Apesar dos governantes não fazerem história, cidadãos ao redor do mundo fizeram. Com milhares de vigílias, passeatas e protestos, centenas de milhares de telefonemas e uma petição com milhões de assinaturas, um movimento sem precedentes se mobilizou. Depois de ouvir o resultado de Copenhague, um membro da África escreveu: "É preciso muito esforço para mover um elefante, mas quando você consegue é difícil fazê-lo parar ... o elefante está se movendo ..."

Apesar do resultado, Copenhague gerou o movimento que pode vencer a batalha pelo nosso planeta.

(...)
Nas últimas semanas, organizamos milhares de vigílias e eventos em 140 países, uma enorme petição com milhões de nomes e dezenas de campanhas para as pessoas ligarem para os seus governos. Milhares de artigos repercutiram na imprensa, organizamos leituras dos nomes da petição em edifícios governamentais chave, assim como várias ações e eventos dentro das negociações.

Na quarta-feira o Primeiro Ministro britânico Gordon Brown convidou os membros da Avaaz para uma conferência por telefone e disse aos 3000 presentes: "Vocês impulsionaram o idealismo do mundo ... não subestime o seu impacto sobre os líderes presentes". O Arcebispo Desmond Tutu, vencedor do Prêmio Nobel e líder anti-apartheid, pediu pessoalmente para nós levarmos adiante a tocha das lutas passadas e nunca desistir.

Este fim de semana, vimos que a luta pelo planeta não pode ser conquistada em um único encontro. Mas também aprendemos do que somos capazes quando nos unimos. Se continuarmos agindo juntos, nada pode nos deter.

Com esperança e gratidão,

Ricken, Ben, Paul, Alice, Luis, Milena, Iain, Pascal, Graziela, Paula, Benjamin, Veronique, Taren, Sam, Raj, Raluca, Yura, Saravanan, Vladimir, Josh, David e toda a equipe Avaaz.

PS - Champanhe foi aberto no último dia de Copenhague. Os lobistas da indústria poluente comemoraram a sua vitória. Eles operaram discretamente nas sombras, mas suas vozes ecoaram alto nos ouvidos de alguns políticos. Enquanto eles bebiam champanhe sua maior preocupação pode ter sido nós - o grande potencial do nosso movimento civil global. De fato, eles já estão lançando uma tentativa de nos silenciar.Semana que vem vamos lançar um campanha no coração do poderoso lobby poluidor- fique atento para os próximos alertas... »
----------------------------

"SOBRE A AVAAZ

Avaaz.org é uma organização independente sem fins lucrativos que visa garantir a representação dos valores da sociedade civil global na política internacional em questões que vão desde o aquecimento global até a guerra no Iraque e direitos humanos. Avaaz não recebe dinheiro de governos ou empresas e é composta por uma equipe global sediada em Londres, Nova York, Paris, Washington DC, Genebra e Rio de Janeiro. Avaaz significa "voz" em várias línguas européias e asiáticas. Telefone: +1 888 922 8229

Para entrar em contato com a Avaaz escreva para info@avaaz.org."

 

publicado por lookout às 14:21


mais sobre mim
pesquisar
 
Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
17
18
19

20
21
22
23
24

27
30
31


Últ. comentários
Interessante
Achei a ideia muito interessante, seria um grande ...
Gostei muito da ideia, acho que seria uma óptima f...
A ideia é óptima!! Mas na prática, como aplicá-la?...
Muito Obrigado Vera! :) Ainda bem que gostaste!Se ...
gostei muito Maria :) beijinhos
Hay,Muito Obrigado pelo teu comentário!É de facto ...
li numa revista que havia uma aldeia em africa que...
Muito Obrigado eu, João, pelo teu comentário! :)
Obrigado pela divulgação!! Sempre que tiver mais c...